Colégio Tableau

Vale a pena fazer um Curso Técnico?

O Curso Técnico

De acordo com o Ministério da Educação, cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo.

Qualquer aluno que esteja cursando ou já finalizou o Ensino Médio pode dar início ao curso técnico e assim possibilitar a entrada no mercado de trabalho mais cedo e ter a oportunidade de conhecer mais sobre certos assuntos antes mesmo de começar a pensar no ensino superior, trazendo assim mais segurança na escolha da profissão e uma entrada mais rápida no mercado de trabalho.

Como é o Mercado de Trabalho para alunos formados em Cursos Técnicos?

O último Censo Escolar mostrou que a cada 100 jovens brasileiros com idades entre 18 e 27 anos, 60 concluem o ensino médio e apenas 5 tem acesso ao ensino técnico, isso quer dizer que existem uma oferta escassa para esse mercado e muitas oportunidades para o jovem com diploma de curso técnico.

“37% das empresas considera a contratação para cargos médios/técnicos difícil ou muito difícil.”

Além da grande oferta de oportunidades no mercado de trabalho, um estudo realizado pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Arymax, mostrou que o diploma de ensino técnico, embora alcance uma minoria dos jovens, permite acessarem mais oportunidades e aumenta a inserção em setores de serviços mais “sofisticados”, como os ligados à tecnologia. Além disso, os formados no técnico têm mais chance de acessarem profissões de nível técnico, mais especializadas e que remuneram melhor.”

"Para 42% das empresas os jovens com formação técnica permanecem e evoluem de cargo."

Por que fazer um Curso Técnico?

Tempo de conclusão do Curso: cursos técnicos tem um tempo de duração menor do que uma graduação, em média 2 anos, podendo ter cursos com duração até menor que 1 ano.

Ingresso rápido no Mercado de Trabalho: como os cursos técnicos podem ser feitos ainda durante o Ensino Médio e possuem uma alta demanda do mercado em pouco tempo o profissional já poderá ingressar no mercado.

Valores mais acessíveis: os cursos técnicos tendem a ter mensalidades muito mais baratas em comparação a cursos superiores.

Conhecimento prático: Os cursos técnicos tem como foco principal o aprendizado prático do profissional.

Nossos cursos